quarta-feira, 28 de março de 2012

Diagnóstico para o Plano de Saneamento Básico na Região Sudeste

Nesta quarta-feira, às 18h30, no Salão da Paroqui São Paulo, Rua Lajeado, 1166, participo da reunião sobre o diagnóstico para o Plano de Saneamento Básico na Região Sudeste.
A Secretaria de Meio Ambiente e as subprefeituras, auxiliaram a empresa STE/SA, contratada para realizar a esquematização do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab), a efetuar em loco o diagnóstico daquilo que necessita ser realizado nos próximos anos. A visita dos técnicos da STE antecede a realização das oficinas públicas que acontecerão a partir da próxima semana. O Plamsab deve ser apresentado oficialmente para a população em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A ideia é convocarmos a população a participar das oficinas e ajudar na construção do plano, pois será muito importante para a qualidade de vida dos canoenses nos próximos anos.

Paulo Accinelli
Subprefeito Região Sudeste

terça-feira, 27 de março de 2012

Parlamentar petista, que assumiu mandato dia 14 de março, pretende focalizar áreas da educação, cultura e esportes.

Paulo Ferreira, gaúcho de Santiago, assumiu o mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul no dia 14 de março. Ele foi entrevistado pelo programa Rádio TVPT Entrevista.
Paulo Ferreira chegou à Câmara dos Deputados com a idéia de incentivar programas e projetos que viabilizem o crescimento do país, ou seja, invistam na infraestrutura do desenvolvimento urbano das cidades.
Ferreira integra as Comissões de Relações Exteriores e Desenvolvimento Urbano. “Quero levar a experiência que adquiri ao longo dos anos dentro do partido para a Câmara. Tanto na área de cooperação internacional, quando no desenvolvimento de políticas que incentivem os jovens nas áreas de educação, cultura e desporto”.
O parlamentar petista afirma que está satisfeito de poder assumir como deputado federal. Segundo ele, era um sonho de sua família, para que os projetos com a finalidade de ajudar a população tivessem eco no parlamento brasileiro. “Sou de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Santiago—A cidade dos Poetas. Fui muito cedo para a capital, Porto Alegre, onde iniciei minha militância no movimento estudantil, passei pelo movimento sindical e fui dirigente do PT”.
O deputado encerra sua participação no programa Rádio TVPT entrevista afirmando que seu mandato está a serviço do Brasil e do estado do Rio Grande do Sul.

(Ana Claudia Feltrim - Rádio TV PT)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=456cRxSDpS8

Rua Augusto Severo volta a ser de mão dupla

No próximo domingo, 1º, a partir da 0h01, a rua Augusto Severo passa a ser de mão dupla novamente no trecho entre a Rua Venâncio Aires e Conde de Porto Alegre. A mudança para a mão única havia sido feita na implantação do sistema binário das ruas, que enquadraram a melhor sistemática da rua em mão única no sentido Venâncio-Conde. De acordo com o Secretário Luiz Carlos Bertotto, a mudança foi feita atendendo ao pedido da comunidade e ao baixo fluxo de veículos na via. Com a volta para a mão dupla, os motoristas que trafegam pela Augusto Severo não precisarão mais fazer a volta pela Curupaiti para chegar ao Viaduto da Base. A sinalização no local será alterada a partir da tade do sábado, reforçando o alerta aos motoristas.
Fonte: Prefeitura de Canoas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Comunidade Nossa Senhora do trabalho levanta fundos para construção da nova igreja



A comunidade de Nossa Senhora do Trabalho, pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, de Canoas, promoveu, nesse domingo, 25, almoço para levantar fundos para a reconstrução da igreja. O pároco Pe. Jorge Lermen comemorou a grande adesão da comunidade, que saboreou um gostoso galeto, saladas e massas.

Na ocasião, foram sorteados alguns brindes doados por lojistas e moradores da região de Niterói. O prêmio principal, bicicleta 18 marchas, doada pelo subprefeito da Região Sudeste, Paulo Accinelli, mobilizou diversas pessoas a participarem do sorteio. A ganhadora, dona Loni, festejou com Accinelli e o casal Cadore.


Chá de Casa Nova de Valdiria Fernandes




Um sucesso o "Chá de Casa Nova" de Valdiria Aguiar Fernandes , que ocorreu no inicio deste mês. O encontro aconteceu na Rua Dona Rafaela, 689 no Bairro Marechal Rondon, em frente ao Capão do Corvo, em Canoas.
Num ambiente familiar e acolhedor Valdiria recebeu parente e amigos. Entre eles o subprefeito da Região Sudeste,Paulo Accinelli. Segundo ela, "há muitos anos acompanho Accinelli na sua trajetória política e por isso foi meu convidado de honra para participar da inauguração da minha nova morada".
Accinelli deseja parabéns e boa sorte a Valdiria e familiares! 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Frente de Trabalho de mulheres


Reuniâo com mulheres da Frente de Trabalho de Canoas nessa quinta-feira, 22, na Judocan. Tratamos de pautas de interesse da comunidade como crédito a autonomos, teleatendimento da saúde, entre outros. A subprefeitura Sudeste atendendo ao cidadão.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ferreira é indicado para membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano

Foram divulgadas na tarde de hoje as indicações do deputado federal Paulo Ferreira para as comissões de Desenvolvimento Urbano e de Relações Exteriores e Segurança Nacional da Câmara dos Deputados. Ferreira será membro titular do PT na Comissão de Desenvolvimento Urbano, juntamente com os deputados Fernando Marroni (RS) e Iriny Lopes (ES). Na Comissão de Relações Exteriores e Força Nacional, o deputado será membro suplente.
Para Ferreira, a participação na Comissão de Desenvolvimento Urbano às vesperas da Rio+20 se constitui como uma oportunidade extraordinária para refletir sobre os problemas dos municípios brasileiros. "É o momento, sobretudo, para trabalharmos alternativas para melhorar o espaço urbano, qualificar a mobilidade e a habitação e criar mais centros culturais. É uma comissão voltada para a discussão do futuro de nossas cidades", explicou o deputado.
Texto Natália Alles
20-03-12

Festa alto astral comemora 16ª edição da Revista Nossa Gente

Nessa terça-feira, 20, ocorreu o lançamento da 16ª edição da Revista Nossa Gente, no bairro Niterói, em Canoas.

A festa contou com a presença de inúmeras personalidades do município, entre elas, Laney Langaro, Silvana Barletta, Cássio Brustolin, Rochelle Bertolla, e o subprefeito da Região Sudeste, Paulo Accinelli.

Segundo Accinelli, “não poderia deixar de comemorar o sucesso da Nossa Gente com Jamur Silveira, Daiane Rosa e sua equipe. Essa é uma revista de variedades que dá destaque a nossa cidade”.



Assessoria de imprensa ULD/Canoas.

sexta-feira, 16 de março de 2012

ULD/Canoas-RS



Nova tendência petista elege Coordenação Executiva em Canoas


Na última quarta-feira, 14, a nova tendência interna do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul elegeu a Coordenação Executiva da Unidade e Luta Democrática (ULD) em Canoas. O evento ocorreu na Associação Castro Alves, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Os integrantes eleitos são: Joana Rodrigues, Júlio Garcia, Gerônimo Fernandes, Janaina Torres e Marcelo da Rosa.

A nova tendência foi oficializada no dia 17 de dezembro passado, em evento no Ritter Hotel, em Porto Alegre, como resultado da fusão entre a corrente petista Unidade na Luta (UL) com setores oriundos da extinta Ação Democrática (AD).

Em Canoas, a ULD tem como nome forte o subprefeito da Região Sudeste, Paulo Accinelli, pré-candidato à vereador pelo PT, assim como Carla Marques, também pré-candidata com forte liderança comunitária no município.  No Estado, nomes como os dos secretários João Motta e Ivar Pavan, do pré-candidato do PT ao Paço Municipal de Porto Alegre, deputado  Adão Villaverde, dos deputados estaduais  Marisa Formolo, Valdeci Oliveira  e do deputado federal Paulo Ferreira compõem os quadros da nova tendência petista.

Por: Silvana Barletta, da Assessoria de Imprensa ULD/Canoas
Foto: Cássio  Brustolin

domingo, 11 de março de 2012

Pepe e Ferreira

Deputado Pepe Vargas  será o novo ministro do Desenvolvimento Agrário

Paulo Ferreira, ex-tesoureiro nacional do PT,  assumirá a vaga na Câmara dos Deputados

Sul 21 - O ex-prefeito de Caxias do Sul e deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) é o novo ministro do Desenvolvimento Agrário. Ele ocupa o cargo no lugar de Afonso Florence (PT-BA), que deixa o cargo visando as eleições municipais de 2012. Com a ida de Pepe Vargas para o ministério, o primeiro suplente Paulo Ferreira ocupará a vaga como deputado federal. Pepe também abandona a pré-candidatura à prefeitura de Caxias do Sul.

Pepe Vargas tem 53 anos, é médico de formação e seu primeiro cargo público foi como vereador em Caxias do Sul em 1989. Foi prefeito do município duas vezes (1996 e 2000), atuando também como deputado estadual entre 1995 e 1996. Atualmente, Pepe preside a a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso e é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Sua atuação na criação da Lei do Super Simples levantou especulações de que poderia ser chamado para o novo Ministério da Micro e Pequena Empresa, prometido durante a campanha eleitoral de 2010 e cuja criação Dilma Rousseff reafirmou em fevereiro deste ano.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Viva o 8 de março!



Mulher, luta e coragem de ser feliz


Por Rosane Bertotti*

Nasci do sexo feminino, mas me tornei de fato mulher quando percebi que meu desejo por um mundo melhor me fez descobrir o valor de reconhecer-se mulher em uma sociedade capitalista e gerada pelas regras do patriarcado. É preciso coragem para isso; para lutar contra valores subjetivos impostos em nossa sociedade; coragem para organizar a luta e ainda continuar com coragem para dizer em alto e bom som: sem medo de ser mulher, sem medo de ser feliz!

Ao longo da história da humanidade a sociedade tem se submetido aos princípios hegemônicos do capitalismo e do patriarcado. Em nossa luta por liberdade e igualdade, temos em nosso caminho uma inimiga atroz, a velha mídia, comandada por um pequeno grupo de pessoas que, na defesa dos interesses capitalistas das elites conservadoras continua a impor à sociedade seus valores discriminatórios, condicionando-a a perpetuar preconceitos arraigados durante séculos, de forma exponencial.

As produções da velha mídia se utilizam de todos os artifícios possíveis para fazer com que seus interesses comerciais e políticos prevaleçam: manipulação, mentiras, violência, desrespeito aos direitos humanos e reiteradas vezes, o desrespeito ao direito de ser mulher e de ser feliz.

Cotidianamente somos submetidas a inúmeros tipos de violência que nos perseguem desde os tempos mais remotos. Aristóteles, por exemplo, nos definia como um macho mutilado; Kant descrevia a mulher como pouco dotada intelectualmente e moralmente fraca.

Nos dias de hoje, a combinação sociedade de consumo e televisão é a principal responsável em tentar nos aniquilar, utilizando-se de um poderoso artifício: a sedução. A propaganda publicitária desde o seu surgimento mostra a mulher como produto de consumo, como parte integrante de um produto à venda, ou ainda, mostra o que a mulher deve fazer para transformar-se em um produto de consumo. No maravilhoso mundo da propaganda, a mulher é refletida a partir de estereótipos – como fúteis, submissas, pouco inteligentes, objeto sexual etc. Por isso na maioria das vezes aparece nos meios de forma voluptuosa, semi-nua (ou nua), ou então limpando a casa e cuidando dos filhos sozinha.

A televisão, que ainda detém a maior influência na população, nos impõe diariamente um único “padrão” de mulher - o idealizado no imaginário criado pela subjetividade, ignorando a diversidade racial e cultural de nosso país. Utilizando-se do erotismo e da violência, as grades de programação estão repletas de conteúdos que banalizam e culpabilizam a mulher, que mostram a fragilidade e a submissão como coisas naturais. Onde estão as mulheres de verdade na televisão?

É por isso e muito mais que a democratização dos meios de comunicação é urgente e nossa participação na construção de políticas públicas para o setor é fundamental.  Reafirmamos o direito à comunicação como princípio e por isso lutamos pela construção de um novo marco regulatório para as comunicações, que respeite a pluralidade, a diversidade e que tenha controle social. Esse será apenas o início do processo de conquista da verdadeira democracia e liberdade de expressão.

No meu sonho por um mundo melhor figura o respeito, com mulheres e homens convivendo em igualdade de gêneros – na vida, no trabalho, nos espaços de poder e em todo o lugar. Mas, para poder cantar alto e em bom som o direito de ser mulher e de ser feliz, durante a vigília também é preciso lutar por novo marco regulatório. Nesta luta temos que ter o entendimento de que a comunicação é uma política pública e que as concessões de rádio e TV são um bem público e, portanto, é preciso ter mecanismos de controle social para sua garantia – para que a imagem da mulher e de outros atores sociais não seja mais deturpada, caluniada, desrespeitada, explorada, violentada, descaracterizada e até mesmo caricaturada.

Na vida real eu sonho e canto alto, porque ser mulher me deu coragem de não ter medo de ser feliz. E é por isso que continuo a lutar. 

Viva o 8 de março, viva a luta das mulheres de todo o mundo!

*Rosani Bertotti é Secretária de Comunicação da CUT Nacional.

Fonte: http://www.cut.org.br  - via Blog do Júlio Garcia http://jcsgarcia.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de março de 2012

Canoas/RS - Prestação de Contas



Governo presta contas e tem serviços avaliados na região Sudeste

A comunidade da região Sudeste recebeu, na noite desta quarta-feira, a Prestação de Contas dos três anos de governo e a sétima rodada das Plenárias de Serviços. A segunda das quatro reuniões regionais foi realizada no salão paroquial da igreja São Paulo, no bairro Niterói, quando também foi apresentado o cronograma de execução das obras do Orçamento Participativo (OP) e do Plano de Ação para Canoas (PAC) (confira abaixo).
 
O prefeito Jairo Jorge mostrou as metas prioritárias que havia divulgado durante a campanha eleitoral, em 2008, nas áreas da educação, emprego, transporte, segurança e saúde e cumpridas entre 2009 e 2011. Sobre a participação dos moradores na Fila do Povo, quando são apresentados pedidos e sugestões verbalmente, o prefeito afirmou que "fazer o melhor pela cidade se aprende com a população." Logo após, os secretários respondem sobre o encaminhamento das demandas.
 
Nove pessoas manifestaram-se na Fila, incluindo integrantes do Volks Clube de Canoas, que entregaram uma camiseta a Jairo e o convidaram para o encontro que ocorrerá em novembro deste ano, reunindo cerca de 200 carros de várias cidades do Estado.
 
Acompanharam o prefeito na mesa dos trabalhos a vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo; o secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso, que coordenou as atividades; o subprefeito da região Sudeste, Paulo Accinelli; o líder do governo na Câmara, vereador Paulo Ritter. e o conselheiro do OP José Pedro dos Anjos, representando a comunidade.

Cronograma de obras
 
OP
 
1º quadrimestre
EMEF Jacob Longoni - construção de sala de aula - Nossa Senhora das Graças
Criação e construção do Centro de Bem-Estar Animal de Canoas -
Nossa Senhora das Graças

2º quadrimestre
EMEF Pernambuco - cobertura de quadra esportiva e construção de salas de aula - Niterói
Construção de refeitório na EMEI Tia Maria Lúcia, sala de aula na EMEI Beija Flor e sala de recursos na EMEI Mundo Mágico - Niterói
Construção do segundo piso na EMEF Duque de Caxias - Nossa Senhora das Graças

3º quadrimestre
EMEF Theodoro Bogen - construção de sala de aula e reforma elétrica - Niterói
Asfalto nas ruas 21 de Abril, Brasília, Buenos Aires, João Marques, Pedro Brum e Paulo Fontelles - João de Barro

PAC

1º quadrimestre

Construção da EMEI Capri - Nossa Senhora das Graças
3º quadrimestre
Infraestrutura no Loteamento João de Barro
Asfalto nas ruas Tóquio e Boa Vista - João de Barro

Crédito da notícia: Eloá da Rosa - Fonte http://www.canoas.rs.gov.br